MEU PEDIDO
Passagem de ônibus
Publicidade
Auto Viações
Utilidades
Turismo
Serviços
Dicas
MEU PEDIDO

Novo Rio

Comprometimento | Cordialidade | Disponibilidade | Responsabilidade | Pró Atividade | Acessibilidade

Adquira sua passagem de ônibus

Origem
Destino
Partida
Retorno
(Opcional)

Guia de Municípios

Guapimirim

Fundada em 1674, a cidade inicialmente batizada de Nossa Senhora d’ Ajuda de Aguapaí Mirim, acabou tendo o nome abreviado para “Guapimirim” (que significa “rio pequeno dos aguapés” já que foi originária de acampamento indígena no Vale das Pedrinhas).
A região era frequentemente utilizada como rota de mercadores e tropas que seguiam para os sertões das Minas Gerais e voltavam carregados de ouro e pedras preciosas. Com a ocorrência de muitas pestes nesta época, muitos mercadores não conseguiam realizar a travessia. Por isso, foi construído, na região, o cemitério de Santana que até hoje serve à cidade.

Os grandes atrativos históricos de Guapimirim são: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (construída em 1713) e a antiga sede da Fazenda Barreira que sedia o Museu Von Martius – em homenagem ao naturalista alemão que estudou a flora e a fauna da região a convite de dom Pedro II.
O imperador também costumava se hospedar no local, interessado em avaliar as plantações da quina calisaia de onde se extrai o quinino, medicamento que combate a malária e que seria utilizado pelo exército brasileiro.
Em 1939, o presidente Getúlio Vargas criou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos incorporando a fazenda Barreira ao patrimônio ambiental da União.
São inúmeros os atrativos naturais que tornam o município de vocação potencialmente turística. 70% do seu território faz parte de área de proteção ambiental, rica em fauna e flora, e com a área de manguezal mais preservada do estado, conhecida como Pantanal Fluminense.

Contato